AfroDev é uma iniciativa da Share RH que proporciona oportunidades na área de tecnologia para pessoas pretas. Um programa que capacita e qualifica através das principais linguagens de programação da atualidade!


Nesta 3ª edição do programa, as trilhas serão patrocinadas pela Suzano S.A e pela Alelo, que oferecerão formações na linguagem Python.


*Todas as etapas foram pensadas para atender da melhor maneira todas as pessoas.



Vem ser um #AfroDever!

Inscrições encerradas


Impactos das edições anteriores


+ 840h

Conteúdo de formação ao longo das trilhas anteriores

+ 200

Pessoas formadas através do programa

+ 36

Contratações diretas através do programa

+ 2K

Pessoas Inscritas


Confira os depoimentos de alguns dos ex participantes do programa!

Guilherme Moraes

"O AfroDev mudou minha vida!

Desde que terminei minha graduação em Sistemas de informação estava procurando uma oportunidade na área dentro do mercado de trabalho, porém obtive vários nãos ao longo desses anos.

Quando o programa apareceu, confesso que fiquei empolgado com a possibilidade de atuar como programador. Ao longo das aulas eu consegui absorver o melhorar meus conhecimentos em Swift, assim criando uma boa bagagem.

No dia que anunciaram a empresa que iria fazer a seleção, eu quase caí para trás haha, pois nunca tinha me imaginado trabalhando na AB InBev (Ambev), uma das maiores empresas de bebidas do mundo.

Sou muito grato pela Share RH pela iniciativa e oportunidade de poder realizar meu sonho de ser um programador profissional, espero que pessoas como eu, possam ter essa mesma experiência."

Bruno Soares

"Participar do AfroDev foi uma experiência única e que eu tenho muito orgulho de ter feito parte. Surgiu em um momento decisivo pois permitiu a transição de carreira que eu tanto procurei, sai do suporte técnico para a área de desenvolvimento que foi a área em que me formei. Ter cumprido o desafio e hoje integrar a equipe de desenvolvedores de uma das maiores empresas de cerveja do mundo significa muito. Mas ainda há muito para se conquistar e para mim o AfroDev é parte essencial nessa conquista, pois com esse programa mais dos meus vão conseguir ingressar em empresas grandes e em cargos importantes que normalmente são cargos ocupados por pessoas brancas. Com mais pessoas pretas conquistando esses cargos vamos ter mais identificação para outras pessoas pretas que virão. Dessa forma, com mais gente parecida conosco nessas posições, vamos entender que não somos menos capazes e que esses lugares também nos pertencem."

Járede Lima

"Antes eu trabalhava como Analista de Suporte Pleno e vinha tentando uma oportunidade para atuar na área como desenvolvedor, mas sempre era barrado por falta de experiência, mesmo tendo conhecimento as empresas exigiam experiência de pelo menos 2 anos mesmo para Junior.

O projeto AfroDev me deu a oportunidade para ingressar na área que eu queria. O propósito do AfroDev é formar e capacitar pessoas para trabalhar na área de desenvolvimento e a formação que eles nos deram foi de extrema importância, o facilitador da trilha de iOS tornou o aprendizado mais fácil e nos mostrou a prática, não ficamos só na teoria. No fim do curso tivemos um desafio que eu consegui resolver muito bem graças aos seus ensinamentos.

O AfoDev foi meu ponto de partida, agora estou a cada dia buscando mais e mais aprender para crescer na minha área.

Tenho muito a agradecer aos organizadores do projeto AfroDev, ao facilitador e a Anheuser-Busch Inbev que custeou o curso e o Mac in Cloud para aqueles que não tinham acesso a um Mac.

O AfroDev é uma iniciativa que muda vidas!"

Inscrições encerradas


Cronograma


Inscrições

9 de agosto a 12 de setembro 

Módulo Introdutório

16 de agosto a 19 de setembro 

Entrevistas e análise interseccional

20 a 29 de setembro

Divulgação das pessoas aprovadas

30 de setembro

Formação técnica

04 a 23 de outubro

Processo seletivo com as empresas

25 de outubro a 05 de novembro

Inscrições encerradas

Como funciona a seleção

Será realizado um processo seletivo para definir quem participará do programa e, após a formação, estas pessoas concorrerão a vagas nas empresas patrocinadoras. 


Feita a inscrição, serão enviados 2 testes (lógica e Python) e você terá acesso (em até 7 dias úteis) ao Módulo Introdutório, que será utilizado para nivelamento das pessoas inscritas. Você tem até o dia 19/09 para completar esta etapa.


De 20/09 a 29/09, faremos uma análise interseccional, isso significa que a nota não é fator determinante para que participação da trilha. Neste período também serão realizadas entrevistas individuais.


No dia 30/09, divulgaremos as pessoas selecionadas para participar do programa. E, entre os dias 04/10 a 23/10, acontecerão as aulas de segunda a sexta, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 16h.

Perfil




Buscamos pessoas pretas que possuam uma base sólida de programação e estejam em busca da tão sonhada oportunidade de ingressar na área de tecnologia. Além disso, é necessário:


  • Ter disponibilidade de participar de, ao menos, 75% das aulas que acontecerão de 04/10 a 23/10 (seg. a sex., das 19h às 22h; sábados, das 09h às 16h);
  • Ter acesso a internet banda larga;
  • Possuir computador para acompanhar as aulas.

Perguntas mais frequentes (FAQ)


1- O que é o AfroDev? 

O AfroDev é uma iniciativa da Share RH que capacita, qualifica e oferece oportunidades para pessoas pretas na área de tecnologia, através da formação nas principais linguagens de programação da atualidade. Nosso objetivo é aumentar a diversidade étnico-racial nos times de tecnologia! 

Nesta 3ª edição, contaremos com duas empresas patrocinadoras: 

  • Suzano, que oferecerá a trilha de formação na linguagem Python voltada para Data Analytics
  • Alelo, que oferecerá a trilha de formação na linguagem Python

Você deverá optar pela trilha de sua preferência no momento da inscrição. Se você for uma das pessoas aprovadas, será elegível apenas para as vagas da empresa patrocinadora da trilha escolhida no ato da inscrição. 


2- Como funciona o programa? 

Será realizado um processo seletivo para definir quem participará gratuitamente das trilhas de formação de 63 horas nas linguagens disponíveis. As trilhas são compostas pelo módulo assíncrono de introdução à linguagem de programação (21 horas) + 2 semanas de aulas ao vivo sobre a linguagem específica da trilha (42 horas) + 1 semana de aulas ao vivo com a empresa patrocinadora (21 horas). As pessoas selecionadas, ao final da formação, participarão de um processo seletivo da empresa que ofereceu a trilha, concorrendo a vagas em times de tecnologia. Caso você não seja uma das pessoas selecionadas, iremos te direcionar para o nosso banco de talentos e também para nosso grupo exclusivo no LinkedIn da nossa rede de ex alunos (Alumni Share Tech). 


3- Como será a seleção? 

Na 1ª fase, todas as pessoas inscritas receberão testes técnicos e acesso ao módulo assíncrono de introdução à linguagem de programação. Para passar para a etapa das entrevistas, analisaremos seu conhecimento prévio em tecnologia, seu desempenho nos testes e no módulo introdutório. Atenção: é indispensável completar os testes e o módulo nos períodos pré-determinados (acesse aqui o cronograma) para estar apto a participação. Nós também realizamos uma análise interseccional, o que possibilita que as turmas tenham a maior pluralidade possível em relação aos fatores de identidade de cada pessoa inscrita. A 2ª fase consiste nas entrevistas individuais com as pessoas pré-selecionadas. Elas serão agendadas antecipadamente e poderão ocorrer via telefone ou Google Meets, entre os dias 20/09 e 29/09. No dia 30 de setembro, os resultados finais serão divulgados. 


4- O que é o módulo assíncrono de introdução à linguagem de programação? 

Este é o primeiro bloco de aulas da trilha de formação e um dos requisitos para participação no AfroDev. Ele será oferecido através da plataforma Google Sala de Aula e conta com temas introdutórios sobre programação e desafios avaliativos, para nivelamento da turma. Por estar gravado, pode ser acessado e feito no período de sua preferência, mas deve ser finalizado até o dia 19 de setembro no máximo. 


5- Quem pode acessar o módulo assíncrono de introdução à linguagem de programação? 

Todas as pessoas inscritas na 3ª edição do AfroDev irão receber acesso gratuito ao módulo introdutório. 


6- É obrigatório completar o módulo assíncrono de introdução à linguagem de programação? 

Sim! Para ser elegível para participar da 3ª edição do AfroDev, é indispensável completar o módulo introdutório até o dia 19 de setembro. 


7- Há oportunidades para trabalhar em alguma empresa? 

Sim! A Suzano e a Alelo terão vagas disponíveis para aqueles que se destacarem durante o período de formação. Haverá um processo seletivo ao final das trilhas, que será conduzido de acordo com as preferências de cada empresa. Lembrando que você concorre a vagas apenas para a empresa que está patrocinando a trilha escolhida no momento da inscrição.


8- Qual o período de inscrições?

As inscrições vão acontecer entre os dias 09 de agosto e 12 de setembro. 


9- Até quando posso enviar os testes? 

Você poderá enviar os testes técnicos até às 23h59 do dia 19/09. Mas aqui vai uma dica: quanto mais cedo finalizar eles e o módulo introdutório, mais cedo irá receber informações sobre as próximas etapas. 


10- Até quando posso terminar o módulo assíncrono de introdução à linguagem de programação? 

O módulo introdutório deverá ser completado até o dia 19 de setembro. Pessoas que não finalizarem até esta data não estarão aptas para participar do programa. 


11- A formação será gratuita? Como funcionará?

Sim. A formação é completamente gratuita. Ela é composta por: 

  • Módulo assíncrono de introdução à linguagem de programação;
  • Aulas ao vivo sobre a linguagem específica da trilha com profissional sênior da área (2 semanas);
  • Aulas ao vivo com a empresa patrocinadora (1 semana);

As aulas ao vivo ocorrerão entre os dias 04 e 23 de outubro. 


12- Quanto tempo dura a formação?

Somando o módulo assíncrono introdutório e as três semanas de aulas ao vivo, serão 84 horas de formação oferecidas. As semanas de aulas ao vivo irão acontecer entre os dias 04/10 e 23/10. Com exceção do módulo assíncrono, que poderá ser realizado no período de sua preferência, as aulas ao vivo acontecerão de segunda a sexta, das 19h às 22h e aos sábados, das 9h às 16h. É necessário ter ao menos 75% de frequência para receber o certificado do curso. 


13- Quais são os pré requisitos? 

Para participar do AfroDev é necessário:

  • Se autodeclarar uma pessoa preta ou parda;
  • Ter conhecimentos sólidos em linguagem de programação;
  • Completar o Módulo Assíncrono de Introdução à Linguagem de Programação até o dia 19 de setembro;
  • Ter disponibilidade para participar das 3 semanas de aulas ao vivo entre os dias 04 e 23 de outubro, de segunda à sexta das 19h às 22h e aos sábados, entre 9h e 16h.


14- Qual perfil não é elegível para participar? 

O AfroDev é um programa que tem como objetivo aumentar a diversidade étnico-racial nos times de tecnologia. Por isso, se você não se autodeclara uma pessoa preta ou parda, não estará apto para participar da seleção. Além disso, buscamos proporcionar oportunidades de entrada para pessoas que ainda não ingressaram ou tiveram pouca experiência como desenvolvedores. Pessoas que não completarem o Módulo Introdutório e/ou que não tiverem disponibilidade para participarem das aulas ao vivo também não serão elegíveis. 


15- Quais etapas são eliminatórias? 

Na 1ª fase, são eliminatórias as etapas relacionadas aos testes técnicos e ao módulo assíncrono de introdução à linguagem de programação, apesar destes não serem os únicos critérios que vamos utilizar para avaliar as pessoas candidatas. Na 2ª fase, as entrevistas serão a etapa final para selecionar quem participará do programa. 


16 - Existe alguma adaptação para pessoas que se comunicam através de linguagem não oralizada?

Sim! Na trilha da Suzano haverá uma pessoa intérprete de libras e, na trilha da Alelo, aplicaremos legendas aos vídeos.


17- Como serei informado dos resultados de cada etapa? 

Toda a comunicação referente à 3ª edição do AfroDev será realizada através do e-mail disponibilizado no momento da inscrição. Atente-se à sua caixa de spam e, caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com a gente através do e-mail lrs@sharerh.com (Letícia Rodrigues Santos).


18- São enviados feedbacks individuais a respeito de cada etapa? 

Nós da Share RH sabemos o valor do aprendizado que um processo seletivo possui na trajetória de desenvolvimento profissional de cada pessoa, inclusive quando o resultado não é aquele que gostaríamos. Porém, pela quantidade muito grande de pessoas inscritas, não conseguimos realizar feedbacks individuais. 

Estamos trabalhando a cada dia para impactar cada vez mais pessoas, por isso te convidamos a continuar nos acompanhando em nossas redes! Estamos constantemente lançando novos programas e gerando novas oportunidades! 


19- O programa será online ou presencial? 

A 3ª edição do AfroDev ocorrerá exclusivamente online, incluindo a seleção dos participantes. Por esse motivo, é importante que você possua a estrutura necessária para acompanhar o programa, incluindo internet banda larga e computador ou tablet. 


20- Me inscrevi, mas não recebi nenhum de confirmação. Como devo proceder? 

Cheque sua caixa de spam, não é incomum que estes e-mails apareçam por lá. Caso encontre, não se esqueça de nos adicionar em seus contatos para receber os próximos e-mails na caixa de entrada. Se não achar, contate a gente pelo e-mail lrs@sharerh.com (Letícia Rodrigues Santos) para que possamos te ajudar. 


21- Me inscrevi, mas não recebi nenhum e-mail com o acesso ao módulo introdutório, nem com os testes. Como devo proceder?

Cheque sua caixa de spam, não é incomum que estes e-mails apareçam por lá. Caso encontre, não se esqueça de nos adicionar em seus contatos para receber os próximos e-mails na caixa de entrada. Se não achar, contate a gente pelo e-mail lrs@sharerh.com (Letícia Rodrigues Santos) para que possamos te ajudar. 


22- O que devo fazer caso encontre problemas ou outros tipos de dificuldades no processo seletivo?

Estamos sempre à disposição para te ajudar em caso de qualquer dificuldade, ok? Nos contate pelo e-mail lrs@sharerh.com (Letícia Rodrigues Santos).


23- Quais são as principais datas da 3ª edição do AfroDev? 

  • Inscrições: 09/08 a 12/09 
  • Módulo assíncrono de introdução à linguagem de programação: a partir de 09/08 a 19/09
  • Entrevistas individuais: 20/09 a 29/09
  • Divulgação das pessoas aprovadas: 30/09
  • Trilhas de formação (aulas ao vivo): 04/10 a 23/10
  • Processo seletivo com as empresas: 25/10 a 05/11

Confira as empresas que estão com a gente nessa 3ª edição do programa:

Confira as empresas que estão apoiando a 3ª edição do programa:

© 2021 Share RH. Todos os direitos reservados.